Voltar ao site

Fettuccine com molho de ervas

· massas italianas

Refeições preparadas tendo massa como base do prato é uma aposta certeira de sucesso, pois, em geral, a maioria das pessoas ama este tipo de alimento. Além de deliciosas e de fácil preparo as massas permitem que sejam feitas inúmeras combinações entre os tipos e formatos em que se apresentam com os molhos e acompanhamentos.

Às vezes a massa que cabe ao momento é algo mais encorpado, com molhos mais grossos como um ragu, e em outros tempos buscamos massas mais leves que apresentem um contraste de suavidade frente à construção de sabores.

Uma refeição incrivelmente saborosa e que apresenta uma delicada combinação entre os ingredientes escolhidos é o Fettuccine com molho de ervas. Podendo ser preparado deste a massa de macarrão fresca é um prato simples e delicioso que não levará mais do que duas horas para estar pronto para ser degustado.

Visando um preparo que contemple duas porções individuais, a massa fresca do Fettuccine leva 200 gramas de farinha de trigo; 2 ovos e sal a gosto. Caso a situação requeira um número maior de porções basta incrementar a receita, dobrando os ingredientes em proporções iguais, sendo cada 100 gramas de farinha e 1 ovo o necessário para uma porção.

Para o molho reserve os seguintes ingredientes: 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 colher de sopa de manjericão fresco; 1 colher de sopa de tomilho fresco ou seco, a depender do gosto do cozinheiro; 1 colher de sopa de alecrim fresco ou seco, também referente ao gosto do cozinheiro; 2 colheres de salsa picada; 1 colher de chá de sal e 300 gramas de peito de peru cortado em pequenos cubos.

Este molho é de preparo extremamente rápido, sendo, portanto, a massa o que ocupa o maior período para estar pronta. Desse modo, comece os afazeres pela massa fresca de Fettuccine.

Em um recipiente quebre os ovos e misture-os entre si. É importante fazer este passo separado dos demais ingredientes visando evitar que o restante da massa se perca caso um dos ovos esteja impróprio para o uso. Feito isso, em outro local separado misture a farinha com os ovos e organize-os no espaço para que ao centro se forme um buraco, similar a uma cratera de vulcão.

Feito isso, transfira os ovos para este espaço e, usando as mãos, misture-os a farinha. Este processo deve ser feito gentilmente, pegando poucas quantias de farinha fazendo uma pinça com os dedos e levando-a da borda para o centro do recipiente. Quando todos os ingredientes estiverem incorporados é hora para a próxima etapa.

Enfarinhe uma superfície lisa, tal como uma bancada, tampo de mármore ou mesmo a pia ou mesa de sua casa. O importante é que o local não tenha ranhuras e esteja limpo e seco. Passe a farinha por essa extensão e disponha ali a massa.

Amasse o preparo até que não esteja mais grudando nem nas mãos e nem na própria superfície, indicando estar pronta para descansar. Enrole-a como uma bola e a revista com papel filme e, caso não tenha acesso a esse item, devolva a massa para o recipiente e o cubra com um pano de prato, deixando reservado por no mínimo meia hora.

Enquanto a massa descansa aproveite esse intervalo para preparar os demais ingredientes, picando o que for necessário, como a salsa e o peito de peru, reservando-os em seguida.

Quando finalizar o período de descanso da massa é hora de abri-la. Para tanto, é possível fazer uso de um cilindro próprio de massas, caso possua acesso a um, porém em caso contrário não há problema, podendo o processo ser feito manualmente. Neste caso, retorne a enfarinhar a superfície utilizada anteriormente e abra a massa até que ela atinja uma espessura mediana.

É importante que a massa não fique muito fina, pois desse modo, pode acabar se quebrando quando for recortada e retirada da superfície, porém não deve ficar muito grossa, pois isso vai destacar o seu sabor no prato e retirar o equilíbrio necessário para a eficiência do prato.

Após abri-la, recorte-a no formato referente ao Fettuccine e leve-a para cozer. Lembre-se que massas frescas cozem rapidamente, levando entre três e cinco minutos, então preste atenção a este processo. Após a massa atingir o ponto al dente, escorra a água e reserve o preparo.

Esquente uma panela e coloque nela uma colher de azeite, utilizando-o para aquecer as ervas e o sal, misturando-os. Quando estiver quente, acrescente também o peito de peru, mexendo constantemente até que ele fique aquecido e todos os ingredientes estejam incorporados.

Abaixe o fogo e adicione a massa, mexendo-a delicadamente para absorver o sabor dos demais itens, então apague o fogo e adicione o restante do azeite, referente a uma colher de sopa, e mexa.

Feito isso, a receita está pronta. O nível de dificuldade, mesmo considerando que a massa foi feita de modo artesanal, é fácil e o tempo de preparo é muito rápido. Desse modo, pode ser utilizada para situações em que se precisa de uma deliciosa receita de última hora.

Mesmo com poucos ingredientes e exigindo pouca experiência e tempo do cozinheiro seu resultado é incrível e irá conquistar o paladar de todos aqueles que tiverem o deleite de a provarem.

Visite Web oficial https://www.preparato.com.br